Zumbido no ouvido tem cura?

Você sofre com o irritante Zumbido no Ouvido? Hoje vamos te contar tudo sobre o  Tinnitus, um dos sintomas da perda de audição. Acredita-se que  aproximadamente trinta milhões de pessoas sofram com Zumbido no Ouvido no nosso país.

De um leve clique até um irritante som de cachoeira, o Zumbido no Ouvido é bem mais sério do que você imagina.

Confira:

O que é o zumbido no ouvido?

Também chamado de  Tinnitus, Acúfeno ou ainda tinido, o Zumbido no Ouvido é uma percepção sonora e que pode ser um sintoma da perda de audição. No caso das perdas auditivas ele ocorre quando nosso cérebro percebe que estamos perdendo a audição e tenta “ajustar o volume”.

O Zumbido no Ouvido tem diversas percepções. Pode parecer um zumbido de abelha, cliques,  estalos, apitos ou pode até mesmo lembrar o som de uma cachoeira. Aqui é importante salientar que o Zumbido no Ouvido tem diversos níveis. Ele pode ser bem forte ou percebido apenas durante o silêncio, normalmente no período da noite, ao se deitar.

Atingindo de 10 a 15% da população, o Zumbido no Ouvido tem tendência a ser mais comum em idosos, mas todas as faixas etárias estão propensas a ele.

Pacientes diagnosticados com Zumbido no Ouvido tem grandes dificuldades em realizar até as tarefas mais simples, como ficar em silêncio, por isso é tão importante procurar um médico assim que o Zumbido for notado.

Causas do Zumbido no ouvido

O Zumbido no Ouvido pode ter diversas causas. As mais comuns são:

  • Exposição a ruídos intensos (acima de 85 decibéis);
  • Excesso de cera nos ouvidos;
  • Envelhecimento;
  • Ouvir música muito alta com fones de ouvido;
  • Ansiedade e depressão;
  • Tumores;
  • Distúrbios no metabolismo;

Existem outros diversos fatores que podem causar Zumbido no Ouvido, entretanto, essas são as mais comuns.

Como dito anteriormente, o Zumbido no Ouvido pode ser um sinal de que você está perdendo a audição. Ao sentir Zumbido no Ouvido o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista o mais rápido possível.

Zumbido no ouvido pode ser surdez?

Sim, mas ao contrário do que pensam o Zumbido no Ouvido não causa a surdez. Ele é um sintoma que se for tratado a tempo, pode ser revertido.

Nosso cérebro trabalha de forma automática. Podemos dizer que ele é o equipamento mais moderno do mundo.

Quando ele percebe que estamos com problemas na audição, ele  tenta regular o nosso ouvido, gerando assim os insuportáveis Zumbidos.

É de extrema importância , se você sofre com Zumbido no Ouvido, procurar um médico para começar o tratamento imediatamente e evitar pioras no quadro.

Agende uma consulta grátis

Preencha o formulário a seguir para nossa equipe entrar em contato

Endereço:

Rua Mal. Rondon, 122 - Jardim Sumaré, Ribeirão Preto - SP, 14025-430

Telefone:

16 3620-8010 / 16 99991-0808