Perguntas Frequentes

Como posso ajudar alguém que tem dificuldade para ouvir?

A comunicação é uma parte essencial da vida e a audição é de extrema importância para a boa comunicação. Existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática para falar com uma pessoa que tem perda auditiva:

  • Falar de frente para a pessoa.
  • Falar claramente.
  • Não gritar ou falar alto, entre outras.

Caso note que alguém próximo está com dificuldade para ouvir, oriente a procurar ajuda especializada, um profissional poderá auxiliar e indicar a melhor solução.

Eu escuto, mas não entendo, o que posso fazer?

Se for diagnosticada a perda auditiva, em quase 100% dos casos a melhor solução é o uso dos aparelhos auditivos. Outra forma complementar ao uso do aparelho é realizar um treinamento auditivo.

É necessário considerar a hipótese de haver esta queixa mesmo sem a perda de audição. Neste caso, recomenda-se uma melhor avaliação e possíveis exames complementares, a fim de verificar a possibilidade de outro diagnóstico.

Quanto custa um aparelho auditivo?

Atualmente existe no mercado uma variedade de modelos e marcas de aparelhos auditivos com alta tecnologia e recursos, o que irá diferenciá-los em relação ao seu custo.

Um fonoaudiólogo especializado poderá indicar, selecionar e adaptar o aparelho auditivo adequado para sua dificuldade e assim fazer um orçamento.

 

Meu aparelho auditivo parou de funcionar, o que devo fazer?

Há diversos motivos para que seu aparelho auditivo pare de funcionar. Verifique sempre se:

  • A bateria está descarregada?
  • O aparelho auditivo está desligado?
  • A bateria está inserida corretamente?
  • O molde, oliva, receptor ou corda estão bloqueados?

Se o problema persistir ou tiver duvida, entre em contato conosco.

Tenho perda bilateral, posso usar só um aparelho auditivo?

Quando nossos ouvidos captam um som, nosso cérebro calcula de que lado ele veio para melhorar a localização e amplificação binaural.

Dessa forma, na maioria dos casos, pessoas que têm perda bilateral, devem ser adaptadas com dois aparelhos auditivos.

Quem utiliza apenas um aparelho auditivo, porém necessita de dois, poderá induzir o lado sem estimulação a entrar em privação e comprometer a audição.

Meu ouvido produz muita cera, como posso limpar?

Para manter sua orelha saudável, não devemos limpar a cera do ouvido, embora o uso das “hastes flexíveis” para a higiene pessoal é um habito comum para muitas pessoas. A cera, é uma proteção natural do canal auditivo, é produzida pelas glândulas ceruminosas e sua principal função é evitar que água ou partículas de sujeira penetrem no ouvido e prejudiquem os tímpanos. 

O ideal para o cuidado da sua saúde auditiva é deixar que o organismo cuide de excretar o excesso de cerúmen sem intervenção. Havendo a necessidade de utilizar as “hastes flexíveis” é importante lembrar-se de nunca colocá-las dentro do canal auditivo. Quando necessário, consulte seu médico otorrinolaringologista para realizar uma avaliação.

 

Posso comprar meu aparelho auditivo pela internet?

Algumas observações muito importantes devem ser levadas em consideração, principalmente em relação ao atendimento e acompanhamento presencial local de profissionais de saúde.

É imprescindível uma avaliação completa da sua audição sendo recomendável procurar por centro auditivo em sua cidade e região.

Eu preciso fazer audiometria todo ano?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)  há uma estimativa de 360 milhões de pessoas no mundo que sofrem de perda auditiva. Um terço são de pessoas acima de 65 anos e 32 milhões por crianças e adolescentes com idade igual ou inferior a 15 anos de idade.

Diante destes dados apresentados é recomendo que todos os adultos, a partir dos 50 anos, crianças e adolescentes faça uma triagem auditiva, mesmo que não apresente sintomas, como forma de identificar precocemente esta condição.

Tenho infecção de ouvido com frequência, o que devo fazer?

Inicialmente é necessário consultar um médico otorrinolaringologista, pois ele é o especialista que irá realizar uma avaliação e possível acompanhamento e tratamento.

 

Existe tratamento para zumbido?

Há muito que se fazer pelos pacientes que nos procuram com a queixa de zumbido nos ouvidos. É importante ter em mente que o zumbido é um sintoma. Em sequência é necessário investigar e afastar as causas graves ou encará-las.

O zumbido (tinnitus) tem um impacto muito grande para algumas pessoas, afetando principalmente seu cotidiano e atividades pessoais, causando stress, ansiedade, raiva, perturbações do sono e depressão. Sem a existência da cura podemos ajudar a minimizar os sintomas.

Uma das formas seria o uso de aparelhos auditivos, pelo fato do zumbido muitas vezes ser associado à perda auditiva. A Timpany – Aparelhos Auditivos disponibiliza em seu novo portfólio de aparelhos auditivos uma linha específica para tratamento do zumbido. 

Preciso usar aparelho auditivo, mas não quero que apareça. Tem aparelho auditivo pequeno, ou aparelho auditivo invisível?

Até alguns anos os aparelhos disponíveis no mercado não satisfaziam esteticamente seus usuários por serem grandes e não muito confortáveis.

Atualmente, existem aparelhos pequenos, discretos, atraentes, confortáveis e até considerados “invisíveis”, que irão agradar e deixar o usuário satisfeito, sem afetar sua aparência. 

Meu tímpano é perfurado, posso usar aparelho auditivo?

O Tímpano é uma membrana fina e semitransparente localizada na orelha média, sendo parte importante do sistema auditivo.

Sua ausência ou alteração (exemplo: perfuração) não impede o uso do aparelho auditivo, porém é necessário realizar uma consulta com seu Otorrinolaringologista para melhor avaliação.

 

Estou com dificuldade para escutar no telefone e entender a televisão, será que tenho algum problema de audição?

Algumas das queixas mais frequentes em pessoas que apresentam perda auditiva envolvem a dificuldade para ouvir ao telefone, entender a televisão e entender em situações ruidosas.

Normalmente, estas queixas estão relacionadas a pessoas com perda auditiva. Caso você apresente estas queixas, não deixe de agendar uma avaliação auditiva.

Tenho perda auditiva, porém não me incomoda. Posso esperar a perda piorar para adaptar aparelho auditivo?

Recomenda-se procurar tratamento adequado o mais rápido possível após o diagnóstico da perda auditiva. A capacidade de ouvir está em nosso cérebro, portanto, quanto mais tempo a pessoa ficar privada dos sons, mais difícil será ensinar o cérebro e o sistema auditivo a ouvir novamente.

Sendo assim, se os aparelhos auditivos fizerem parte do tratamento, é necessária a adaptação imediata ou o mais rápido possível.

Tenho medo de comprar um aparelho auditivo e não me adaptar. Isso acontece?

A adaptação de aparelhos auditivos é individual, portanto, cada pessoa irá reagir de uma forma. É comum sentir diferença nos primeiros dias, principalmente se nunca utilizou aparelho auditivo.

Caso haja desconforto excessivo, consulte seu profissional de saúde auditiva para novos ajustes. Vale lembrar que a maioria das pessoas não sentem desconforto, pelo contrário, se adaptam e sentem rapidamente os benefícios.

Agende uma consulta grátis

Preencha o formulário a seguir para nossa equipe entrar em contato

Endereço:

Rua Mal. Rondon, 122 - Jardim Sumaré, Ribeirão Preto - SP, 14025-430

Telefone:

16 3620-8010 / 16 99991-0808